Acidente ferroviário é aquele que envolve um trem ou outro elemento ferroviário, geralmente são causados por influências externas à ferrovia. Na ferrovia, os maiores motivos são as falhas na VP e os erros operacionais (falha humana). Dentre os acidentes ferroviários, destacamos e comentamos os seguintes:
Descarrilamento:
Descarrilamento é quando o veículo ferroviário perde a guia do trilho, saltando com o friso por sobre o boleto do trilho e “caindo no chão”. Este tipo de acidente pode anteceder um tombamento, e também ser posterior a um abalroamento.
Descarrilamento no Marrocos (Imagem: Portal T5)
Acessado em: 26/11/2018 (https://www.portalt5.com.br/noticias/geral/2018/10/148220-descarrilamento-de-trem-deixa-6-mortos-e-80-feridos-no-marrocos)
Tombamento:
Tipo de acidente que o trem fica totalmente tombado no chão e deixa a guia dos trilhos, quando ele tomba parcialmente, se denomina adernamento. Este tipo de acidente oferece um grave risco ambiental, pois expõe a carga do vagão ao solo ou corrente d’água próxima.
Acidente Com Trem de Carga (Imagem: Projeto Brasil Ferroviário)
Acessado em: 26/11/2018 (http://www.projetomuseuferroviario.com.br/acidente-com-trem-de-carga-6/)
Adernamento:
Conforme supracitado, adernarmento se refere ao veículo ferroviário que fica parcialmente tombado na via, deslocando sua “caixa”. Pode ser antecessor do tombamento, por isso merece uma atenção mais que especial, para que se evite um prejuízo maior.
Coité – Trem carregado de brita descarrila e cinco vagões tombam no Distrito de Salgadália. (Imagem: Aelson Fotos e Vídeos)
Acessado em: 26/11/2018 (http://www.aelsonfotosevideo.com.br/2013/09/coite-trem-carregado-de-brita.html)
Abalroamento:
Recebe essa nomenclatura o acidente em que ocorre uma colisão entre um trem e outro elemento qualquer da ferrovia ou externo à ferrovia, exceto com outros veículos ferroviários. No caso de acidente entre veículos ferroviários, o evento recebe outro conceito, sendo estes, os três a seguir.
Bombeiros De Catalão Participam De Simulado De Acidente Ferroviário. (Imagem: Bombeiros Goiás)
Acessado em: 26/11/2018 (https://www.bombeiros.go.gov.br/noticias/bombeiros-de-catalao-participam-de-simulado-de-acidente-ferroviario.html)
Entre Veículos Ferroviários:
- Choque de Trens:
Uma colisão entre trens quando os trens estão seguindo em um mesmo sentido da via.
Choque de trens deixa nove mortos no sul da Alemanha. (Imagem: Diário de Canoas)
Acessado em: 26/11/2018 (http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2016/02/noticias/mundo/274268-choque-de-trens-deixa-nove-mortos-no-sul-da-alemanha.html)
- Encontro de Trens:
Basicamente, como no modal rodoviário, ocorre quando dois veículos colidem de frente.
Vagões danificados após choque de trens nesta sexta-feira (28) em Java Ocidental, na Indonésia. (Imagem: AP G1)
Acessado em: 26/11/2018 (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/01/choque-de-trens-mata-5-na-indonesia.html)
- Esbarro de Trem:
Quando dois veículos ferroviários colidem em vias distintas, geralmente ocorre por ocupação indevida de gabarito da via paralela ou ultrapassagem indevida de marco.
Falta de planejamento pode ser causa de acidente entre trens de carga e passageiros. (Imagem: Alencar)
Acessado em: 26/11/2018 (http://www.alencarbraga13.com.br/falta-de-planejamento-pode-ser-causa-de-acidente-entre-trens-de-carga-e-passageiros/)
• Atropelamento:
Este acidente ocorre quando um trem colide com outro ser vivo, seja ele o ser humano ou outro animal.
Governo do Rio quer ferrovia que ligue o Rio a Vitória (Imagem: Via Trole Bus)
Acessado em: 26/11/2018 (https://viatrolebus.com.br/2015/04/governo-do-rio-quer-ferrovia-que-ligue-o-rio-a-vitoria/)
Passagem em nível é o local onde a ferrovia se encontra com a rodovia ou com uma passagem de pedestres. Este local é muito propício a acidentes ferroviários, justamente por conta do cruzamento entre vias.