Os acessórios de fixação dos trilhos aos dormentes podem ser rígidos ou elásticos.

Elementos de Fixação (Imagem 31)

Fixações Rígidas:

Fixações rígidas são as realizadas por pregos e parafusos. É o mais simples tipo de fixação e o menos eficiente, os fixadores soltam com o tempo devido à vibração, perdendo a capacidade de resistir a esforços longitudinais.

Os elementos mais utilizados são Tirefão, Prego de Linha e Retensor.

Anúcio Patrocinado

Fixações Rígidas (http://www.brrailparts.com.br/tirefoes.php)

Fixações Elásticas:

Fixações elásticas diferente das fixações rígidas mantém o contato com o patim do trilho, proporcionando uma fixação constante e equilibrada em todo o comprimento da barra. As fixações desta categoria mais utilizadas no Brasil são as do tipo deenik, pandrol, vosloh, RN e fast clip.

Os dois elementos mais utilizados são o Pandrol e Denick.

Fixações Elásticas (http://www.brrailparts.com.br/grampos.php)

Fixações Semielásticas:

As fixações semielásticas são aquelas que possuem uma mistura das características das duas anteriores, sendo os dois tipos mais utilizados a fixação GEO e o prego elástico.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.