A Via Permanente:
A Via Permanente é uma das áreas da ferrovia que estão diretamente ligadas à Operação Ferroviária. Ela é constituída por elementos de superestrutura (Trilho, Dormente, Fixações, AMV, Lastro) e de infraestrutura (Terraplenagem, Drenagem, Obra de Artes Especiais e Afins).
Superestretura e Infraestrutura
Infraestrutura:
A infraestrutura ferroviária basicamente se define como a base da ferrovia, em outras palavras, pode-se definir este item como o conjunto de obras e técnicas que dão o alicerce a estrada de ferro. Este “caminho” é obtido a partir das atividades de abertura de caminho, terraplenagem, drenagem de solo e obras de arte especiais, além de outros processos, que unidos e aplicados conseguem “corrigir” o solo inicial, oferecem sustento para a superestrutura ferroviária e auxilia na manutenção de todo o sistema. A superestrutura ferroviária será abordada de forma mais resumida no item a seguir.
Superestrutura:
A superestrutura ferroviária é definida como o conjunto dos seguintes itens, trilhos, dormentes, lastro, AMV’s, itens de fixação, que devidamente aplicado sobre a infraestrutura ferroviária oferecem base e direcionamento para o trânsito dos materiais rodantes. De forma resumida material rodante são locomotivas, vagões, carros (vagões de passageiro) e equipamentos de manutenção sobre trilhos.