A Via Permanente:

A Via Permanente é uma das áreas da ferrovia que estão diretamente ligadas à Operação Ferroviária. Ela é constituída por elementos de superestrutura (Trilho, Dormente, Fixações, AMV, Lastro) e de infraestrutura (Terraplenagem, Drenagem, Obra de Artes Especiais e Afins).

Superestretura e Infraestrutura

Infraestrutura:

A infraestrutura ferroviária basicamente se define como a base da ferrovia, em outras palavras, pode-se definir este item como o conjunto de obras e técnicas que dão o alicerce a estrada de ferro. Este “caminho” é obtido a partir das atividades de abertura de caminho, terraplenagem, drenagem de solo e obras de arte especiais, além de outros processos, que unidos e aplicados conseguem “corrigir” o solo inicial, oferecem sustento para a superestrutura ferroviária e auxilia na manutenção de todo o sistema. A superestrutura ferroviária será abordada de forma mais resumida no item a seguir.

Superestrutura:

A superestrutura ferroviária é definida como o conjunto dos seguintes itens, trilhos, dormentes, lastro, AMV’s, itens de fixação, que devidamente aplicado sobre a infraestrutura ferroviária oferecem base e direcionamento para o trânsito dos materiais rodantes. De forma resumida material rodante são locomotivas, vagões, carros (vagões de passageiro) e equipamentos de manutenção sobre trilhos.

Anúcio Patrocinado
Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.