A ANTT acompanha a execução deste importante projeto estratégico para o desenvolvimento logístico do Nordeste e do Brasil.

A Transnordestina Logística S.A. (TLSA) deu o pontapé inicial para expandir a cobertura ferroviária no Ceará. O contrato das obras de infraestrutura dos lotes 4 e 5 da ferrovia, entre os municípios de Acopiara e Quixeramobim, foi assinado nesta terça-feira (24) com a cearense Marquise. Ao todo, serão 101 km de aumento na malha ferroviária, impulsionando a conectividade em direção ao Porto do Pecém. A ANTT acompanha e fiscaliza todas as etapas de execução deste projeto estratégico para o desenvolvimento logístico do Nordeste e do Brasil.

A iniciativa vai gerar impacto significativo na economia local, com a criação de 1,3 mil empregos diretos, dobrando o efetivo atual e impulsionando o desenvolvimento das comunidades envolvidas. Cerca de 70% da fase 1 do projeto já está pronta, mas para concluí-la é necessário fazer a conexão do sertão do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE). Esta etapa está programada para terminar até 2027 e é fundamental para o início da operação da ferrovia, que terá uma extensão total de 1.206 km. A fase 2, segundo cronograma aprovado, deve ser concluída até 2029.

Somado a isso, no estado do Ceará, a Transnordestina planeja operar três terminais de carga, abrangendo também a bacia leiteira e pequenos e médios agricultores da região. A localização de um terminal voltado para grãos já está definida entre Iguatu e Quixadá, enquanto os outros dois, destinados a combustíveis e fertilizantes, serão determinados posteriormente.

Anúcio Patrocinado

O projeto conta com o suporte integral do Governo Federal, dos governos do Ceará e do Piauí, bem como das bancadas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, tanto para a liberação de recursos quanto para a constituição do novo funding para a conclusão do projeto.

O Ministério dos Transportes, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Casa Civil, Tribunal de Contas da União (TCU) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estão engajados nas discussões, oferecendo todo apoio necessário para a concretização e finalização do acordo.

TRANSORDESTINA

A Transnordestina se destaca como alternativa logística para o Nordeste e Brasil, além de atuar como catalisador de desenvolvimento socioeconômico. Ao alinhar-se com a agenda de ESG do Grupo CSN, a empresa reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável nas regiões impactadas, vislumbrando a eficiência no escoamento de produtos e a transformação positiva da realidade do Nordeste brasileiro.

A ferrovia representará um novo marco no escoamento de produtos da região do MATOPIBA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), diminuindo o custo logístico e tornando os produtos brasileiros cada vez mais competitivos no mercado mundial.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.