A Agência Nacional de Transportes Terrestres revelou que soma 788 cargos vagos, o que favorece mais convocações no concurso ANTT, já autorizado.

Na Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, o número de cargos vagos é maior do que a oferta prevista na autorização do novo concurso ANTT. Portanto, há a possibilidade de mais convocações durante a validade da seleção.

A autarquia divulgou que o seu quadro de servidores tem um preenchimento de 46% do total previsto em lei.

Ao todo, são 788 cargos vagos, sendo 331 para especialista em regulação de serviços de transportes terrestres, única carreira contemplada na autorização do novo concurso.

Anúcio Patrocinado

“Ademais, cabe destacar que a agência não realiza concurso público para repor as vagas em aberto desde seu último em 2013”, disse a ANTT.

A ANTT destacou que a taxa de desligamentos aumentou em 2023, pois, o que era inferior a 1% nos últimos três anos, chegou a 1,23% somente até junho deste ano.

“Assim, a não realização de concurso público aliado com a evasão de servidores poderá comprometer a agência em sua capacidade institucional, no exercício de sua missão, bem como o atingimento dos objetivos propostos pelos Programas instituídos pelo Governo Federal, aderentes à função da Agência”, comenta a autarquia.

Novo concurso ANTT terá 50 vagas:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres recebeu autorização do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para um novo concurso público.

O aval foi para o preenchimento de 50 vagas de especialista em regulação de serviços de transportes terrestres.

A carreira é destinada a candidatos com nível superior completo e conta com ganhos iniciais de R$17.071,35.

O valor já inclui o vencimento inicial mais o auxílio alimentação reajustados no início do ano pelo Governo Federal.

Com 331 cargos vagos na carreira de especialista, a ANTT ainda poderá compor um cadastro de reserva e chamar mais aprovados do que o previsto em edital.

Para isso, será necessário um decreto presidencial, além de um possível aval adicional do MGI, que só permitirá preencher mais 25% (12 vagas) da oferta já autorizada.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.