A Intramotev recebeu financiamento para o primeiro uso comercial de seu conceito TugVolt para um vagão autônomo elétrico a bateria.
A Office of Future Mobility & Electrification, de Michigan EUA, concedeu uma doação de US$ 200.000 para a implantação em um local de mineração na Península Superior do estado (de Michigan) no final de 2023.
“Utilizando a mais avançada tecnologia de bateria elétrica e outras ferramentas proprietárias, procuramos aplicar métodos inovadores à logística de frete”, disse o cofundador e CEO da Intramotev, Timothy Luchini, em 11 de maio de 2023.
A empresa está desenvolvendo veículos autônomos que podem ser usados para transportar vagões convencionais, com manobras automatizadas ou controladas remotamente na chegada.
Espera-se que as primeiras aplicações sejam em rotas específicas entre minas e instalações de processamento, e dentro de instalações industriais e portos. Em seguida, espera-se ver a implantação nas principais vias ferroviárias.
“Vislumbramos um futuro em que a carga possa se movimentar sozinha sem locomotiva, tornando o sistema mais eficiente e ecologicamente correto”, disse Luchini.