O vagão double stack é um tipo de vagão ferroviário que possui dois níveis para transportar contêineres. Ele é projetado para transportar dois contêineres empilhados verticalmente um em cima do outro, em vez de um único contêiner em um vagão porta-contêiner convencional.
O vagão double stack permite que os transportadores de carga aproveitem melhor o espaço disponível em cada trem, dobrando a capacidade de carga de contêineres por vagão. Isso significa que um trem com vagões double stack pode transportar mais carga em uma única viagem, aumentando a eficiência do transporte ferroviário e reduzindo os custos de transporte.
Os vagões double stack também são vantajosos em termos de segurança, pois empilhar os contêineres verticalmente cria um centro de gravidade mais baixo, tornando o transporte mais estável e seguro em altas velocidades. No entanto, para usar vagões double stack é necessário que a rota seja planejada de forma adequada, já que alguns túneis, pontes e passagens de nível não são altos o suficiente para permitir a passagem de vagões double stack.