A ponte ferroviária transfronteiriça sobre o rio Amur ligando Nizhneleninskoye na Rússia a Tongjiang na China foi inaugurada em 16 de novembro de 2022, com a passagem de um trem inicial de 50 vagões transportando minério de ferro da Rússia para a China.

A ponte encurta a rota entre o sudeste da Sibéria, o Oblast Autônomo Judaico e a província de Heilongjiang, no norte da China, em cerca de 700 km, que faziam a antiga rota.

Ambos os trilhos de bitola de 1.520 mm e 1.435 mm foram implantados na ponte de via única. A estrutura principal tem 2,2 km de extensão, com as rampas de aproximação estendendo-se por 7,2 km. A velocidade máxima sobre a ponte é de 100 km/h.

Como parte do trabalho, a estação Leninsk-1 existente em Nizhneleninskoye (Rússia) foi reconstruída e ampliada por uma nova estação Leninsk-2, fornecendo instalações de controle de fronteira.

Anúcio Patrocinado

Espera-se que os movimentos de minério de ferro da Rússia para a China formem o principal tráfego sobre a ponte Amur por enquanto. A linha é inicialmente limitada ao tráfego de carga, com os trens de passageiros não operando devido a restrições de viagem relacionadas ao vírus que ainda está em alta na China.

Espera-se inicialmente que a ligação transporte até 5,2 milhões de toneladas de carga por ano, o que equivale a oito trens por dia em cada sentido. Prevê-se que o número aumente para 21 milhões de toneladas por ano, quando a modernização em andamento dos 121 km da ferrovia entre Birobidzhan e Leninsk estiver concluída.

Embora a China e a Rússia tenham assinado um acordo para construir a ponte transfronteiriça em outubro de 2008, a construção só começou em 2016. A obra foi concluída em agosto de 2021, mas a inauguração da nova ligação foi adiada pelas inundações ao longo do rio Amur que são comuns no verão.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.