A BAMIN atua no Brasil há mais de 19 anos e investe continuamente no desenvolvimento do seu projeto integrado no estado da Bahia, que consiste na Mina Pedra de Ferro, na região de Caetité-BA, o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e o Porto Sul, em Ilhéus-BA.

Na Mina Pedra de Ferro, a BAMIN produzirá e processará de forma sustentável dois tipos de minérios: hematita (1/3) e itabirito (2/3). A hematita possui alto teor de ferro, cerca de 65%.

A partir de 2027, o escoamento da produção de minério extraído e processado na Mina Pedra de Ferro contará com o trecho 1 da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), que percorrerá ao todo 537 km, de Caetité a Ilhéus.

Chegando ao Porto Sul, um terminal de águas profundas, que poderá receber, na costa de Ilhéus (BA), navios com capacidade de até 250 mil toneladas e projetado para movimentar até 42 milhões de toneladas anuais.

Anúcio Patrocinado

A BAMIN utilizará 60% da capacidade operacional do terminal marítimo, disponibilizando 40% para outras cargas, como as do agronegócio e de outras mineradoras.

Com a construção do corredor logístico FIOL1-Porto Sul, o estado da Bahia ocupará uma nova e importante dimensão na economia nacional, com a geração de riquezas, distribuição de renda e a elevação da qualidade de vida de sua população, criando oportunidades para os produtores regionais e potencializando as cadeias produtivas do agronegócio e da mineração instaladas ao longo do caminho.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.