O Metrô de Porto Alegre, é um sistema de metrô, operado pelo governo federal brasileiro através da empresa Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.). Possui 22 estações, totalizando 43,4 km de extensão, transportando cerca de 228 mil usuários por dia. De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, o município de Canoas representa 60% dos usuários desse tipo de transporte.
A Linha 1 do metrô construída em Porto Alegre foi iniciada em 1980, ligando o centro de Porto Alegre aos municípios ao norte da área metropolitana, como Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A escolha deste trajeto foi feita para poder desafogar o trânsito da rodovia BR-116, única opção antes da construção desta linha, que já estava com sérios problemas de trânsito na época.
A Linha 1 foi inaugurada em 2 de março de 1985 entre Mercado e Sapucaia. Em 9 de dezembro de 1997 foi estendida à Unisinos e em 20 de novembro de 2000 já possuía uma estação no centro de São Leopoldo, a poucos metros da Rua Independência (Rua Grande), do Shopping e do terminal de ônibus, estendendo a viagem a mais 2,45 km da Estação Unisinos.
Em 2008, implantou-se uma biblioteca para os passageiros integrarem a leitura à sua rotina: a Biblioteca Livros Sobre Trilhos.
No dia 22 de maio de 2012, a Trensurb iniciou a operação experimental em duas das cinco novas estações da empresa, parte da expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo. Essa primeira etapa da expansão da Trensurb a Novo Hamburgo estende a Linha 1 por mais 4,9 quilômetros, chegando a um total de 38,7 quilômetros. No dia 26 de junho, partiram, em caráter oficial, os primeiros trens entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, pondo em operação a extensão. O trajeto da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso leva 46 minutos e agregou cerca de 6 mil usuários a mais por dia ao sistema metroviário.O Aeromóvel que faz a conexão com o Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Em agosto de 2013, foi inaugurada a conexão via Aeromóvel entre a estação Aeroporto da linha 1 e o terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A linha tem 814 metros em via única e utiliza 2 veículos (A-100, com capacidade pra 150 pessoas, e A-200, com capacidade para 300 pessoas) que são alternados conforme a demanda do horário.
No ano de 2013 foram inauguradas mais três novas estações na Linha 1, sendo elas a Industrial, a FENAC, junto a Estação Rodoviária de Novo Hamburgo, e a Novo Hamburgo, ao lado do Bourbon Shopping, no centro da cidade. As novas estações foram adicionada às duas estações – Rio dos Sinos e Santo Afonso – que já estão em operação. Ao término da expansão a Novo Hamburgo, foram no total 9,3 novos quilômetros de linha e uma soma de mais 30 mil usuários ao dia.
A operação até Novo Hamburgo marca a concretização do projeto original da empresa, de ligar a capital gaúcha ao município hamburguense.
Atualmente, a Linha 1 do Trensurb possui 22 estações, sendo: seis em Porto Alegre, seis em Canoas, uma em Esteio, duas em Sapucaia do Sul, três em São Leopoldo e quatro em Novo Hamburgo.