Conforme dados e informações do Jornal Internacional RailGazette, a maior causa de acidentes na ferrovia não foram causados exatamente pela ferrovia.
O número de acidentes ferroviários significativos em 2019 caiu 11% em relação ao mesmo período de 2018 e 24% em relação ao período de medição em 2014, de acordo com os últimos dados anuais da União Internacional de Ferrovias.
O banco de dados de segurança da UIC (Union internationale des chemins de fer ou União Internacional de Ferrovias) coleta dados sobre acidentes significativos desde 2006 e atualmente cobre 31 membros da UIC na Europa, Ásia, Oriente Médio e África. Cada acidente é ponderado de acordo com a causa, tipo, frequência e categoria da vítima, fornecendo uma visão mais aprofundada dos níveis gerais de segurança, separadamente de eventos raros, mas de alto impacto.
Em 2019, 75% dos acidentes foram causados por invasão de infraestrutura ferroviária e 15% foram em passagens de nível. Não mais do que 1% dos acidentes envolveram pessoas sendo atingidas em uma plataforma ou caindo de um trem ou plataforma. Outros 7% dos acidentes significativos foram atribuídos a fatores técnicos, organizacionais ou humanos dentro do sistema operacional ferroviário, e os 2% restantes foram causados por condições climáticas e ambientais.
A UIC (Union internationale des chemins de fer ou União Internacional de Ferrovias) destacou que as ferrovias são particularmente vulneráveis ao comportamento de terceiros, o que representou 98% das fatalidades registradas em 2019. “É imperativo que as autoridades públicas façam sua parte na promoção da educação e na conscientização sobre o risco, e continuem seus esforços para proteger as ferrovias de comportamento não civilizados”, disse.
A UIC advertiu que, devido à pandemia de coronavírus e às restrições de transporte associadas, os resultados futuros para 2020 “não serão comparáveis de forma alguma com os resultados dos anos anteriores”.
Membros do banco de dados de segurança da UIC
ADIF (Espanha), ADIF-AV (Espanha), CFL (Luxemburgo), CFR-SA (Romênia), CIE (Irlanda), DB AG (Alemanha), HŽ (Croácia), Network Rail (Reino Unido), Infrabel (Bélgica) , IP (Portugal), BANE NOR SF (Noruega), MAV (Hungria), ÖBB (Áustria), PKP (Polônia), ProRail (Holanda), RAI (Irã), SNCF Réseau (França), FS RFI (Itália), SBB (Suíça), SŽ (Eslovênia), SŽ (República Tcheca, anteriormente SŽDC), TCDD (Turquia), Trafikverket (Suécia), ŽSR (Eslováquia)
Novos membros em 2019: RŽD (Rússia), RAS-EL (Grécia), KRRI (Coreia do Sul)
Novos membros em 2020: FtiA (Finlândia), UŽ (Ucrânia), SETRAG (Gabão) e SAR (Arábia Saudita).