Na empresa MRS, o TAG é um dispositivo instalado nas locomotivas e vagões. Este equipamento contém um código, algo similar a um número de série. Esse número é atrelado, na base de informações da companhia, ao vagão ou locomotiva no qual está afixado. Assim, é possível ter acesso às informações sobre cada um desses ativos ferroviários.

“Fazendo uma analogia, é como se fosse o CPF do vagão ou da locomotiva. Através do código presente em cada um desses TAGs, pode-se ter acesso ao histórico completo daquele ativo, inclusive é possível saber qual foi a sua última manutenção”, conta Heleno Paiva, especialista da Gerência de Engenharia da Malha.

O Leitor de TAGs realiza a identificação dos vagões e locomotivas através de uma antena instalada no meio da linha e entre os dormentes. A antena emite um sinal, que é refletido pelo TAG (instalado em cada um dos vagões e locomotivas) com a sua identificação.

“Antigamente, os alarmes eram identificados pela posição do vagão e do eixo alarmados, então tinha-se o conhecimento de que o vagão com defeito era o 45º do trem, por exemplo. O ganho que conseguimos com este equipamento é obter uma base de dados confiável, ou seja, um histórico com todas as informações sobre cada vagão, ou locomotiva, ao longo dos anos”, finaliza.

Anúcio Patrocinado

Parte do texto e imagens de propriedade da MRS Logísica.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.