Do francês “fret”, o termo frete está relacionado com o aluguel de um meio de transporte para levar e trazer cargas/mercadorias ou pessoas. O termo pode fazer referência ao preço pago (a quantia) pelo aluguel (pelo transporte de carga), à coisa que é carregada ou transportada, ao veículo utilizado ou ainda ao transporte de uma mercadoria.

Aliás, por defeito, a expressão “a frete” significa “de aluguer.

O conceito admite diferentes acepções consoante o país. Na Espanha, o frete é o preço estipulado pelo aluguer de uma embarcação. Na Argentina, o frete pode ser o transporte de mercadorias, o veículo que transporta vultos ou um cavalo de montar. Na Venezuela, na Costa Rica e na Guatemala, conhece-se como frete o valor da movimentação de mercadorias num transporte.

Por exemplo: “Há três horas que espero pela chegada do frete e ainda não tenho notícias”, “Vamos ter que contratar um frete para fazer as mudanças”, “A empresa norte-americana perdeu milhares de dólares pois o frete a que recorreu não tinha seguro”, “Preciso de ajuda com o frete, não posso levar tanto peso”.

Anúcio Patrocinado

Fazer um frete, ainda no contexto dos transportes, significa transportar algo mediante pagamento.

Na linguagem popular, porém, significa fazer ou suportar algo contra a vontade, pois o termo “frete”, neste contexto, é algo penoso, incómodo ou inoportuno. Ainda na gíria, um frete pode ser uma tarefa que nos compete executar, um recado ou uma incumbência.

CIF e FOB:

vamos te ajudar a entender as diferenças entre frete FOB e CIF, apontando quais as características e vantagens de cada um desses tipos de frete:

O que é o frete FOB?

O frete FOB vem da sigla em inglês de Free on board, que significa “livre a bordo”, quando traduzido literalmente. Neste tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos.

Já do ponto de visto do vendedor, essa é uma boa alternativa, já que a sua responsabilidade termina assim que a mercadoria é despachada. 

Outra característica do frete FOB é que o custo pelo transporte não está embutido no valor cobrado pela mercadoria.

O que é frete CIF?

Já o frete CIF, vem da sigla em inglês Cost, Insurance and Freight e significa “custo, seguro e frete”. Neste caso, todo o transporte da mercadoria, incluindo os custos e riscos, são de total responsabilidade do vendedor. O comprador receberá a mercadoria no endereço escolhido sem precisar se preocupar com nada.

Com relação aos custos, o produto geralmente já é ofertado para o cliente com o valor de frete incluído no valor total do produto.

Quando escolher frete FOB e CIF?

Para resumir, a diferença entre frete FOB e CIF está basicamente em quem é responsável pelo transporte, o vendedor ou o comprador. Mas quando será que vale a pena oferecer ao cliente o transporte e quando é melhor deixar que ele arque com estes custos? 

Vantagens frete FOB

O frete FOB é mais vantajoso quando a transação de compra e venda é realizada entre duas empresas, nas entregas conhecidas como B2B (business to business). Sendo muito comum, aliás, em casos de mercadorias com alto valor ou mesmo que tenham o frete muito caro.

Esse tipo de frete também é muito utilizado em indústrias, quando as empresas já possuem a sua própria rede logística ou contrato com transportadoras. Com isso, o comprador ainda poderá conseguir melhores preços pelo transporte.

Vantagens Frete CIF

Com relação ao frete CIF, ele é mais vantajoso nas transações comerciais em que a mercadoria é vendida diretamente para o consumidor final. Este tipo de vendo é o B2C (business to consumer).

O frete CIF é bastante comum no e-commerce (venda de mercadorias online). Isso se deve principalmente pelo fato de que organizar a retirada de centenas ou mesmo milhares de mercadoria para o frete FOB poderia se tornar inviável para o negócio.

Além disso, a entrega de determinadas mercadoria pode exigir algumas necessidades específicas e que o consumidor final não terá condições de atender. Por isso, muitas vezes eles optam por não ter essa preocupação e já contratam o frete no momento da compra da mercadoria.

Vale lembrar ainda que o frete CIF pode ser um grande diferencial para o vendedor e fazer com que ele saia na frente dos seus concorrentes.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.