VALE RECEBE AJUDA DO ALTO PREÇO DO MINÉRIO:
Com a recente e aguda alta do preço do minério de ferro no mercado internacional, justificado principalmente pelas necessidades comerciais da China, as empresas mineradoras, inclusive a VALE, bem como as que realizam os primeiros processos de preparação do minério, serão altamente beneficiadas.
O iminente aumento do preço do minério, podendo chegar em até US $ 97,00 a tonelada em 2020 (estimativa), também expõe um bom horizonte para este início ano. Este cenário apresenta uma boa oportunidade de recuperação de prejuízos para a VALE S.A., bem como das produtoras australianas, que não viveram um bom ano em 2019.
Apesar do clima favorável, especialistas (Citigroup Inc.) indicam que a alta no valor do minério não deverá se manter por todo o ano, sofrendo uma leve queda em meados do segundo trimestre. O declínio é previsto até 2021, podendo o valor do produto extraído retornar a US $ 60,00, devido as oscilações do mercado.
Minério de Fero (Imagem: Alberto Ruy/MInfra)
Opinião (Lucas Evaristo): Este bom início de ano para os preços do minério de ferro favorece as contratações na área de ferrovia devido ao aumento da demanda de transporte. Portanto, quem tem interesse em ingressar nesse mercado, deverá se manter atento e sempre atualizado.
Matéria escrita por Lucas Evaristo em 08/01/2020.