A GENTE JÁ SABIA: LUCRO DA RUMO SOBE 62,5% NO TERCEIRO TRIMESTRE DE 2019:

Sim. Avisamos que a operadora RUMO iria escalar seu volume transportado, logicamente aumentando seus lucros. Leia nossa matéria publicada em 13 de julho de 2019: Bolsa de Valores: Ações da VALE e da RUMO.

A concessionária logística registrou um lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 366,9 milhões no trimestre (julho a setembro). A receita líquida da companhia avançou 9,7% no período analisado para R$ 2,06 bilhões, em contraponto ao mesmo período de 2018.

A empresa teve um aumento de 18,5% em sua geração de receita, medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). No terceiro trimestre, o resultado foi próximo de R$ 1 bilhão.

Anúcio Patrocinado

Fotografia de Jean Carlo – Comunidade Brasil Ferroviário

O resultado positivo já havia sido previsto pelo Brasil Ferroviário no artigo supracitado, que basicamente se tornou viável devido ao maior volume transportado nas malhas do grupo (Principalmente Malha Norte). Um aumento basicamente de aproximadamente 8% no volume transportado, principalmente impulsionado pela safra recorde no ano vigente.

Outros números também demonstram a boa fase da companhia, como a queda no valor de sua dívida líquida, que reduziu aproximadamente 6% em relação ao trimestre anterior, fechando o período em 6,9 bilhões.

Lucas Evaristo (Opinião): O grande lucro da concessionária se deve ao alto investimento realizado em Material Rodante, melhora nos padrões de manutenção da Via Permanente e na disputa pelas concessões federais (expansão).

A equipe renovada da RUMO apresenta bons resultados, e a companhia cada vez mais otimiza suas técnicas operacionais e de manutenção. Um fato a se destacar é um maior cuidado dispensado para a Via Permanente, que não recebia o devido cuidado da concessionária/gestão anterior.

Um outro fato saliente são as sucessivas contratações de funcionários com larga experiência na ferrovia, principalmente os que atuam em cargos gerenciais e especialistas ferroviários. O investimento da empresa tem dado retorno.

Grande parte desse superávite é oriundo das operações na Malha Norte, onde a empresa concentra seu maior volume transportado.

E mais um vez estamos na vanguarda da informação.

Matéria escrita por Lucas Evaristo em 12/11/2019.

Base de dados: Revista Valor Econômico.

Imagens: Fotógrafo Jean Carlo.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.