CHINESES QUEREM LINHA 6, LARANJA, DO METRÔ DE SÃO PAULO:
Segundo informações, a empresa CRCC (China Railway Construction Corporation) foi escolhida, através de sua subsidiária CR20, pelo consórcio Move São Paulo (formado pelo grupo das empresas Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC), vencendo desta forma mais duas empresas (Acciona e KT2) na disputa para negociar a venda da concessão da Linha Laranja (6) em São Paulo – SP.
O projeto tem até 11 de novembro para ser negociado e exigirá cerca de 10 bilhões para conclusão.
Fotografia de Rafael Arbex (Ano: 2017)
O empreendimento apelidado de linha das universidades terá 15 km de extensão e ligará a Brasilândia e Freguesia do Ó, na Zona Norte, com à região central da cidade, com o total de 15 estações. O projeto prevê a conexão das universidades Unip, PUC, Faap, Mackenzie e FMU. É previsto um tráfego de 663 mil passageiros/dia.
O fato curioso é o envolvimento de algumas empresas que compõe os trâmites na operação Lava Jato, inclusive com a prisão de diretores, presidentes e CEO’s. A investigação e as prisões da Lava Jato interromperam a continuidade das obras por falta de continuidade nos investimentos.
O ex-governador Marcio França (PSB) informou em 2016 que as obras deveriam ser continuadas, porém não houve o retorno, pelo motivo supracitado, falta de recursos financeiros.
Opinião (Lucas Evaristo): Mais uma vez a corrupção atrapalha e atrasa tudo. A torcida do Brasil Ferroviário é pelo cumprimento dos prazos e pela continuidade das obras.
Artigo escrito por Lucas Evaristo em 20/10/2019.