O Acordo Mercosul-UE Impacta a Ferrovia? Sim!

Recentemente, através de negociações em Bruxelas (Bélgica) e na Reunião do G20 em Osaka (Japão), foi realizado, com a intermediação de Brasil e França, o acordo de livre comércio entre os países integrantes do Mercosul e da União Européia.

Brasil e França (Imagem: Capital Informação)

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É um momento histórico, de uma negociação de mais de 20 anos, que acabou de ser consolidado. No acordo tanto ganha a Europa (UE), quanto os integrantes do Mercosul, pois com a saída da Inglaterra do maior conjunto europeu, o bloco se enfraqueceu e houve a necessidade da ampliação comercial com demais países. Para o lado do Brasil, e dos demais países do MS, é essencial a redução de barreiras e tarifas em relação a exportação e importação.

O acordo realizado representará um aumento do PIB brasileiro de US$ 87,5 bilhões em 15 anos, podendo chegar a US$ 125 bilhões. Isso significa giro de capital, aumento de fluxos monetários, e consequentemente, será necessário investimento em infraestrutura.

Para a ferrovia isso significa, novos fluxos de transporte, cargas mais diversificadas, mais investimentos, maior concorrência entre clientes, e o mais importante, algo que cubra o rombo deixado pela crise do minério no sudeste brasileiro e as recentes e sucessivas quedas no valor do minério no mercado internacional.

Locomotivas sucateadas (Imagem: Bruno EFVM)

“Os exportadores brasileiros obterão ampliação do acesso, por meio de quotas, para carnes, açúcar e etanol, entre outros”,

Informou o Ministério da Economia.

A integração comercial entre o países do Mercosul também deve ser ampliado, e trechos em linhas horizontais sobre o mapa ferroviário brasileiro, como o FIOL e os trechos da Rumo no Centro-Oeste deverão ser amplamente utilizados.

O Brasil atualmente não possui infraestrutura para atender o fluxo previsto, e o caixa governamental não suprirá as necessidades de investimento em infraestrutura, portanto, será necessário um feedback da iniciativa privada perante as novas necessidades de fluxo de carga.

Diante dos fatos, a análise que se faz é que o saldo para a ferrovia será extremamente positivo, bem como para todo o país. O Brasil provavelmente sairá dos últimos lugares entre os países mais fechados comercialmente em todo o mundo, significando aumento do PIB e uma melhor qualidade de vida financeira para a população.

Texto, edição e revisão por Lucas Evaristo.

Fim da Linha!
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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

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