UM ALERTA PARA TODOS OS FERROVIÁRIOS!

Este é um artigo escrito com instruções para todos que fotografam e trabalham na via permanente.

A ferrovia em sua áreas externas oferece bastante risco aos funcionários das empresas e para aqueles apaixonados por ferrovia. Os riscos basicamente são os seguintes, ataque por animais, intervenção da criminalidade e risco próprios dos elementos ferroviários (atropelamento).

Também iremos relembrar a memória de nosso amigo Alex Rossi, que infelizmente nos deixou a exatamente 1 ano atrás, no dia 20/06/2018. O ferreofã foi assassinato por um andarilho em Colatina – ES, enquanto estava a fotografar próximo ao trecho da ferrovia.

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Conversamos também com um dos maiores e mais influentes ferreofã do Brasil, que é o Denis, da página Paparazzi Ferroviário.

Lucas Evaristo (Brasil Ferroviário): Denis, Boa Noite, quais são os cuidados que devemos tomar ao rondar a ferrovia?

Denis (Paparazzi Ferroviário): Boa noite Evaristo, minha instrução e meus conselhos são os seguintes:

As ferrovias brasileiras possuem atualmente cerca de 28 mil km operacionais, dos quais uma pequena parcela é atrativo para pessoas que praticam fotografias e filmagens ferroviárias, porém a prática exige alguns cuidados essenciais.

Um dos pontos preocupantes são os cuidados com a a segurança pessoal, antes de tudo devemos ter ciência do local que pretendemos visitar e os perigos que podem fazer a diferença entre voltar ou não para casa.

Há cerca de um ano, perdemos o amigo Alex Rossi, que foi assassinado covardemente por um andarilho que passava pelo local onde Alex realizava suas gravações.

Uma das regras básicas nesse caso é evitar dependendo do local, ir sozinho e atenção principalmente com tudo em sua volta antes de iniciar gravações, fotografias ou simplesmente acampar.

Os riscos estão presentes a todo o momento, embora muitos locais aparentam ser tranquilos, podemos também estar sujeitos a assaltos, e mais do que perder os equipamentos, ficamos a mercê de também de perder a vida.

Mas não nos limitamos apenas a esses tipos de perigos, os cuidados com animais peçonhentos e selvagens também é fundamental.

Leve sempre consigo documentos pessoais, de preferencia algum kit pequeno de primeiros socorros. Deixe sempre ciente familiares ou amigos próximos a respeito dos horários previstos de chegada e retorno e da futura localização e nunca ausente-se dali ou mude o roteiro e se o fizer comunique imediatamente a intenção de faze-lo.

Algumas medidas podem fazer diferença em caso de algum imprevisto possibilitando que você possa ser localizado e dependendo da situação ser socorrido a tempo.

A ferrovia é bonita mas mata!

O trem além de bonito, também é coisa séria, evite andar nos trilhos com fones de ouvido, de costas para as composições que possam passar por determinados locais, use sempre “perneiras”, algum colete refletivo (desses quem vendem em lojas de material de construção), no caso de aproximação de alguma composição, respeite o espaço de até 3 m longe dos trilhos e tudo ficará bem (respeitando o gabarito), cuidados nunca serão demais e todos, inclusive você terá grande chances de voltar bem para casa e apresentar para a galera as belezas das paisagens ferroviárias no nosso país.

E aos familiares deixamos aqui também as saudades daquele dormente que está faltando no trecho chamado Alex Rossi.

Obrigado Evaristo, Boa Noite!

Página do Denis – Paparazzi Ferroviário.


Abaixo segue um vídeo explicando os fatos acima relatados.

https://www.youtube.com/watch?v=nVLJd-Gj-GA

Texto, edição, revisão e vídeo por Lucas Evaristo.

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

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Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

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