A chegada da inteligência artificial (IA) tem gerado um debate intenso sobre seus impactos em diversos setores, e o ramo ferroviário não é exceção. Muitas vezes, a percepção comum é de que a IA e a automação vão substituir os empregos humanos, criando uma sensação de insegurança e incerteza. No entanto, é essencial compreender que a entrada da IA no setor ferroviário não deve ser encarada como uma ameaça, mas sim como uma oportunidade para a criação de novos nichos de mercado e para a transformação positiva das funções existentes.

Historicamente, a introdução de novas tecnologias tem provocado mudanças significativas nas indústrias, mas, ao contrário do que se imagina, essas mudanças muitas vezes não resultam na eliminação de empregos. Em vez disso, elas alteram a natureza das funções e criam novas oportunidades. Um exemplo clássico disso é a introdução das portas elétricas. Quando as portas automáticas começaram a ser usadas em edifícios e transportes, não substituíram os chaveiros ou porteiros; em vez disso, elas na verdade criaram um novo nicho de mercado, que agora coexiste com o de portas convencionais.

Para ler a matéria completa, acesse o documento:

Fim da Linha!
Você chegou ao fim do conteúdo, entretanto a ferrovia é um universo. Conheça os demais temas no site do Brasil Ferroviário e as oportunidades de formação.

Conheça os Cursos de Formação Brasil Ferroviário

Na plataforma Brasil Ferroviário possuímos cursos profissionalizantes e de pós-graduação.

Veja Abaixo:

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Operação Ferroviária, nos cargos de Manobrador, Auxiliar de Maquinista, Maquinista, Controlador de Tráfego e afins.

Essa formação é ideal para quem quer ocupar ou já ocupa postos na Via Permanente, nos cargos de Mantenedor de Via Permanente, Soldador de Trilhos, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Solda e afins.

Esse curso foi produzido dentro dos padrões da ANTT para investigação de acidente ferroviário. Atualmente é um dos cursos mais buscados pelos profissionais da ferrovia no Brasil.

Sobre o Artigo:

Esse material foi publicado por Lucas Evaristo

Lucas Evaristo é Logístico e Cientista de Dados de formação superior, especialista em Gestão de Projetos e Operação Ferroviária. Estudante de Engenharia Civil e apaixonado por Ferrovia.

+30k de seguidores no Linkedin e criador de conteúdo digital.

Sobre o Conteúdo

Todo material adicionado junto ao site do Brasil Ferroviário é referenciado, pois nós nos preocupamos de forma rígida com direito de propriedade intelectual e de imagem. Portanto, caso identifique em nossos conteúdos materiais que você acredite que pertencem a você, faça contato conosco para que seja feita a devida referência ou a remoção do material.